logo RCN

Atendimento para casos de Sengue são ampliados

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Três Unidades Básicas de Saúde da Família passam a funcionar em modelo de suporte para casos suspeitos e confirmados

A partir desta quinta-feira (15), a Prefeitura de Joinville dá mais um passo importante no combate à dengue, ampliando o atendimento para pessoas com casos suspeitos e confirmados da doença. A estratégia, prevista no plano "Joinville Contra a Dengue", lançado em dezembro de 2023, entra em vigor com a ativação do modelo Sentinela em três Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), que estarão prontas para oferecer suporte aos atendimentos.

As UBSFs selecionadas para atuar como Unidades Sentinela são: Comasa, João Costa e Glória. Com horário de atendimento ampliado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, essas unidades disponibilizarão atendimento especializado para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue. Isso inclui serviços como coleta de exames e hidratação intravenosa, caso necessário, visando garantir um cuidado mais eficaz e ágil aos pacientes.

A secretária da Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt, destaca a importância de buscar atendimento imediato em caso de sintomas de dengue. "Pessoas com sintomas de dengue que precisarem de atendimento devem procurar o Posto de Saúde mais perto de sua casa e aumentar imediatamente o consumo de água, que deve chegar a seis litros por dia. Caso necessário, será feito o encaminhamento para as Unidades Sentinela ou para outros locais, como as UPAs ou os Hospitais", orienta.

Vale ressaltar que Joinville conta com uma ampla rede de atendimento em saúde, composta por 54 Unidades Básicas de Saúde da Família, distribuídas em todas as regiões da cidade. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site da Prefeitura.

Além disso, a cidade também se preparou com capacitação de servidores, onde mais de 1,2 mil profissionais passaram por treinamento sobre o fluxo de atendimento para pacientes com dengue. Em casos de agravamento do quadro clínico, os pacientes serão encaminhados para as Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) ou para os Hospitais, onde há leitos específicos para pacientes com dengue no Hospital Municipal São José, além da preparação dos demais hospitais da cidade para atender casos mais graves.


Unidades Sentinela

As Unidades Sentinela para atendimento de pacientes com dengue, que tem horário de funcionamento das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, são: UBSF Comasa (Rua Ponte Serrada, 34), UBSF João Costa (Rua José Fernandes Dias, 129) e UBSF Glória (Rua Brigada Lopes, s/n).


Solicitação ao Ministério de Saúde

A Secretaria da Saúde de Joinville enviou um ofício ao Ministério da Saúde, solicitando que a cidade seja priorizada no envio das vacinas contra a doença. No documento, assinado pela secretária da Saúde, Tânia Eberhardt, foram detalhadas a situação epidemiológica do município e as ações já em curso dentro do plano estratégico "Joinville Contra a Dengue".

O ofício foi endereçado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, e à secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, apresentando a urgência e a necessidade de priorizar Joinville no recebimento das vacinas. Com a crescente preocupação em relação aos casos de dengue na região, a cidade busca antecipar a imunização de sua população como forma de conter a propagação da doença.

Desde 8 de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição da vacina contra a dengue em todo o país, contemplando 521 municípios, incluindo Joinville, que receberá o imunizante. No entanto, devido ao volume reduzido de doses disponibilizado pelo fabricante, a aplicação inicial será direcionada a crianças de 10 e 11 anos.

"Temos uma rede muito bem estruturada para a aplicação das vacinas. Assim que elas chegarem, vamos iniciar imediatamente a administração no público indicado", assegura Tânia Eberhardt, enfatizando o compromisso da Secretaria da Saúde de Joinville com a proteção da população contra a dengue.

Mutirões de microchipagem e castração de animais acontecem em Joinville no próximo final de semana Anterior

Mutirões de microchipagem e castração de animais acontecem em Joinville no próximo final de semana

Pavimentação da rua Navarro Lins entra na fase final de obras Próximo

Pavimentação da rua Navarro Lins entra na fase final de obras

Deixe seu comentário